segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Experiências com Gringos


Olá pequenas bananinhas.
Eu estava vendo o filme "Turistas" outro dia, - Brasil, sempre bem representado ;) - e sabe aquele garoto que sabe um pouquinho de inglês e tenta se comunicar com eles? Isso me fez lembrar de algumas experiências que tive com gringos. Vou compartilhar um pouquinho delas com vocês, então quem tiver paciência leia pois a história é longa.


Eu concluí meu cursinho de inglês e fiz uma especialização, mas nunca fiz intercâmbio nem nada parecido, então sempre tive muita curiosidade de me comunicar com estrangeiros. Minha primeira experiência com estrangeiros foi inesperada. Eu estava no Bosque da Ciência - que é uma espécie de passeio ecológico aqui em Manaus - andando com a minha mãe, quando vejo uma gringa. Fiquei muito curiosa de puxar um assunto com ela. E realmente puxei... perguntei se ela era daqui. Quando ela disse que não, perguntei em inglês logo de onde ela era, e ela disse que era da Áustria. O nome dela era Caroline e ela estava com o namorado (cujo nome nunca  vou conseguir decorar nessa vida) no Brasil, e aliás, ele só falava um pouquinho de inglês, e ela havia estudado inglês por nove anos e também falava um pouco de espanhol. Então ficou uma mistura louca de inglês, português, alemão (entre eles) e espanhol. Eles acabaram pegando carona com a gente até o hotel onde estavam hospedados. Foi bem bacana, minha primeira experiência como intérprete. No caso, intérprete entre eles e a minha mãe, rs.

Minha segunda experiência com gringos foi ainda mais inesperada. Eu estava no centro da cidade comprando um teclado novo para o computador. Quando estou atravessando a rua para voltar pra casa, eu olho pro lado e vejo aquela garota loira natural de olhos azuis, mochila nas costas e roupa de turista. Logo pensei "Gringa!! Eu tenho que puxar assunto, eu tenho que puxar assunto, eu tenho que puxar assunto..." Então para comprovar se ela era gringa, disse na maior cara de pau a primeira coisa que me veio na cabeça: "Ô moça, você sabe se é aqui que eu pego ônibus pra ir pra Cachoeirinha? (um bairro)" E ela me respondeu: "Sorry, I speak english." E eu fiquei toda alegre dizendo: "Really? Me too!" E esse foi o início de um longo diálogo.

Ela era uma enfermeira Canadense que veio ao Brasil sozinha (louca). Manaus já era a quarta cidade que ela estava visitando, e ela iria no próximo dia fazer um passeio turístico pelo Rio Amazonas. A conversa foi longa e no final do dia ela estava na minha casa jantando com a minha mãe e minha avó, e claro, eu no meio de intérprete.

Eu sei que pode parecer estranho. Eu levei uma gringa pra casa (garotos não fiquem com inveja). Dá até pra imaginar a cena cômica: "Mãe, olha o que eu achei!". Mas foi praticamente isso mesmo. Ela era uma mulher maravilhosa e muito simpática. Depois de tudo, minha mãe deu uma carona pra ela até o hotel em que estava hospedada e nos despedimos. Cheguei a trocar alguns e-mails com ela um tempo depois.

Passados alguns meses, fui a um passeio da Fisk a convite de um amigo. Nesse passeio, atravessamos o rio e ficamos o dia inteiro em uma vila de missionários Americanos. E o melhor de tudo era a regra "Nunca falar português". Ou seja, foi o dia inteiro falando inglês com todos, sem exceção. Mas claro, sempre tinham os principiantes que falavam pouco (ou os preguiçosos). Mas foi muito gostoso falar inglês o dia todo.

Minha última e mais recente experiência com gringos foi ainda esse ano. Eu estava no shoping com minha prima e sua amiga, quando vi na fila do cinema dois rapazes com um dicionário na mão tentando traduzir alguma coisa na tela onde exibia-se as seções. Logo pensei: "Poxa, eles precisam de ajuda." Então comentei com as garotas sobre meu vício de sempre querer puxar assunto com gringos e elas disseram "Vai lá menina!! Te dou todo apoio! Depois deixa tudo armado só pra eu beijar... rs." Então depois delas me empurrarem eu fui lá e falei: "Hi, do you need help?" E não é que eles precisavam mesmo? Eles queriam saber como se pedia um filme legendado e eu expliquei (e mais uma vez o dia foi salvo...). Então eles agradeceram e eu fui até a praça de alimentação com as meninas. Nesse momento meu namorado já estava a caminho do shoping. Estávamos sentadas em uma mesa, quando vejo os dois gringos voltando para andar pelo shoping. Logo pensei: "Cara, preciso andar com eles." Então disse que ia acompanhá-los e saí.

Eles estudavam na mesma faculdade, e Manaus era a primeira cidade brasileira que eles estavam visitando. Daqui eles iriam pro Rio de Janeiro. Eles estavam curiosos para ver as bundas praias. Enquanto eu andava com eles e conversava sobre vários assuntos, meu namorado chegou no shoping e encontrou aquelas duas garotinhas que eu deixei na praça de alimentação. Minha prima (aquele doce de pessoa) olhou pra ele e disse: "Ela saiu daqui com dois caras!".

Nem preciso dizer que ele saiu me procurando, rs.

Bem, estas foram minhas aventuras com gringos. O mais curioso de tudo, é que alguns deles me disseram que meu inglês era o melhor com relação a várias outras pessoas e até mesmo intérpretes que eles haviam encontrado aqui no Brasil. Não estou falando isso pra me exautar, mas pra dizer que o inglês no Brasil é muito mal falado mesmo. O povo se preocupa muito em aprender logo, mas deixa de lado a pronúncia como ela deve ser. Aí fica aquele inglês super aportuguesado. É tipo árabe falando inglês, já viram? E o inglês de avião então.. sem comentários.

Beijos, e uma boa semana.

28 comentários:

  1. Gostei do texto bem humorado ...

    :)


    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita.
    É interessante entrar em contato
    com outra cultura.
    A troca de experiência é gratificante.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. hauaha levar a gringa para casa...

    Tô com inveja!

    muito bom querida, bj

    ResponderExcluir
  4. Nossa, até hoje não consegui terminar de assistir "turistas", juro que sinto vergonha daquele filme. E quero chorar quando aquele cara tenta falar inglês, e aqueles ônibus estranhos? Nossa, se não falassem eu nunca saberia que aquilo era Brasil rsrs Adorei suas histórias com gringos, você é bem corajosa. Eu não sei identificar pessoas estrangeiras de cara, por aqui todo mundo é tão diferente um do outro que é comum ver pessoas estranhas sem estranhar, sabe? Morri de rir com a sua amiga te pedindo pra deixar armado o esquema do beijo shuasuahsiuha E coitada de você quando seu namorado te encontrou, o meu não ia gostar nadinha da situação. Um beijo.

    viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oláaa nossaa vc realmente tem mta coragem :)
    Tb fiz curso de inglês.. pena que deixei de lado e fui a procura de algo que parecesse mais comigo.. cheguei até a ensinar no Fisk, mas sinceramente não era o que queria.. mas é bem legal!!!
    sucesso p vc.. continua os estudos, faz intercâmbio, sei lá.. acho que vc tem grandes chances!!
    beijossss

    ResponderExcluir
  6. Ninnaaaa, passando por aqui e dizer que já estou te seguindo e que adoreiii o blog. Brigada pelos comentários!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse é um problema.Sou formado em Letras e não dou aula em escolas de idiomas por causa disso, pois nelas se dá pouca atenção à pronúncia. E pra dizer a verdade, o inglês já é lingua franca e não tem um sotaque único; eu acho interessante a pronúncia africana em geral, a alemã, canadense. Agora, a da grã-bretanha parece que os falantes tem um choque na língua quando pronunciam algumas palavras. Mas os piores falantes de inglês na minha opinião são chineses, tanto por motivos políticos, tanto por causa da pouca semelhança entre os idiomas.

    ResponderExcluir
  8. Lendo seu relato com gringos, já hospedei alguns, pois sou cadastrado no COUCHSURFING, se tiver curiosidade, procure no google...
    Sigo-a, para voltar, gostei dos seus textos, um quê humorado, adorei!
    Bj*

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei bacana você compartilhar suas experiências.
    Eu não entendo patavina do inglês, mas falo razoavelmente o espanhol. Morro de vontade de conhecer Madri e treinar o idioma com falantes nativos. Quem sabe um dia...

    Beijocas e boa quarta-feira!

    ResponderExcluir
  10. Ninna, adorei suas histórias! Rsrsrs. Acho um barato isso, também tenho essa coisa. Com o inglês, é claro, o resto... nem pensar.

    Uma vez fui pra Bonito, no Mato Grosso do Sul, com um pessoal, numa excursão. No ônibus estava um holandês, o Erik, e rapidamente fiz amizade com ele, o resto do pessoal falava quase nada de inglês. Então ia passando pra ele as informações do guia, as coisas que estavam acontecendo, etc. Pegamos uma amizade super-legal, bacana mesmo. O Erik é uma pessoa extremamente inteligente. Um dia, num passeio num parque cortado por um rio, lá em Bonito, a galera ficou extasiada com o monte de peixes que tinha lá, que dava pra ver, etc. E começaram a gritar pro coitado: "Erik, fish! Fish, Erik!"
    Ele não aguentou, embora tenha uma paciência de Jó, virou pra mim e falou (algo assim): "I am not deaf nor blind, Carla, I'm watching the fish and they do not need to scream so loud!" Caí na gargalhada.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  11. hauhauha
    Carla, acho que o pessoal realmente confundiu estrangeirismo com deficiência. Se empolgaram kkk Tadinho dele.

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha. "Really? Me too"

    Não acredito que você fez isso, eu nunca teria coragem! Eu ainda não consegui falar com nenhum gringo pessoalmente. Mas este dia pode estar bem próximo!

    Excelente post!!!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkk..poxa que legal !
    ah eu nunca pude usar meu "ingreis" com gringos...o maximo que usei foi um pouco do espanhol "que eu nao sei" com meus Exs sogro e sogra, eles eram URUGUAIOS..mas sabiam bem a nossa lingua...kk

    Curti o Post amiga...^^
    ah atualizei o meu tbm com um textinho novo..espero que vc goste beijos!^^

    ResponderExcluir
  14. Deu saudade de um gringo que eu conheci aos meus treze anos. Ele se chamava Erick, era dos EUA. Loiro, alto, lindo... u.u


    Lindinha, vim te propor um desafio, topa? rsrs
    http://casosacasosereflexoes.blogspot.com/2010/11/desafio-dos-7.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. kk..não é que to sumido não flor !
    É que estou meio doente, to fazendo tratamento...ai tem dia que nem dá vontade de levantar da cama...mas pode deixar que toda vez q eu entrar no blog o seu com certeza vou dar uma visitada..kkk
    OBRIGADO PELO COMENTARIO...tbm adorei ver seu comentário lá!!
    Minha fiel seguidora...kk ^^
    Beijos Rê

    ResponderExcluir
  16. olá

    retribuindo a visita.
    Adorei teu espaço.... já estou te seguindo!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi linda Ninna!
    Adorei seu texto sobre gringos, suas experiencias incriveis...
    Eu sempre convivi com gringos...depois te conto..rsss
    Obrigada pelo carinho no meu blog...e aquelas palavras que escrevi naquele texto, vieram do meu coração, um sentimento que realmente estou vivendo nesse momento de minha vida...fico feliz que tenha gostado.

    Adoro seu blog...

    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  18. Eu ri demais com a parte "Really? Me too!"
    hahahah mto engraçado!!!

    Nossa que bom que na sua cidade sempre tem gringo né...vc pode treinar seu inglês sem precisar sair do país rs
    Eu estudo com gringos tmb, mas a maioria deles é do peru ou chile..então eu só ajudo eles com o português mesmo!!! já que eu não falo espanhol..

    Mto bacana o texto!!!

    Tenha uma ótima semana Bjus

    ResponderExcluir
  19. Rs...que legai isso, Ninna!

    E as amigas beijaram os rapazes? :p

    Bem-vinda ao meu blog. Também vou te acompanhar aqui, ok?

    Beijo, beijo!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  20. Ninna, muito obrigado pela sua visita.

    Gostei do seu post...essa sua vontade de ajudar gringos. Visita o Marcão ( meu pitaco - http://meu-pitaco.blogspot.com) ele morou na Australia, e foi professor de ingles por anos...fala fluentemente, é muito bom no ingles...ele vai curtir conversar contigo. talvez não responda de imediato, pq ta comemorando aniversario de casamento em Buenos Aires, mas da uma passada no blog dele tb...vc vai curtir...

    beijo gde...e volte sempre...

    ResponderExcluir
  21. Passando pra deixar BjO de Boa Noite !

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelo carinho, Ninna! Amanha passo aqui com mais calma. Bjks e boa noite!

    ResponderExcluir
  23. AAAH que legal.
    Vou terminar meu curso de ingles esse ano e o que eu mais quero é conversar com um gringo pessoalmente, mesmo já ter falado por msn, não é a msm coisa né.
    Obg pela visita, tbm estou seguindo.

    bjs

    Visite meu blog: www.cackisworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. otimo testo e ri mto , quanto ao filme ja assisti e uma vez tyambem banquei a interprete... rsrs bjs

    ResponderExcluir
  25. Amei a visita..Sigo-te também..Seja feliz! Bju

    ResponderExcluir
  26. Oi Ninna!

    Como não tinha nada novo vim dar uma olhada nos textos mais antigos e... Ri, como sempre! Essas tuas histórias davam um livro sabia? Muito bom!

    Abraço,

    Thiago

    ResponderExcluir
  27. muitoo bom o post.. hehe
    eu uma vez ja tentei falar com um gringo tb, ele era do Canadá, cantor de la, super me senti neh,
    so qe meu ingles naum eh la grandes coisas, mas deu pra cv legal, no final ele me deu um cd dele
    #adoreei
    ahaha
    beeeijo

    garotinhasmulheres.blogspot.com
    segue laa =)

    ResponderExcluir